Há alguns anos, era comum ouvir no mundo dos negócios as palavras “tino” ou “faro” comercial. Entretanto, hoje a realidade mudou, e as empresas não podem mais contar apenas com o feeling de seus gestores. Nesse cenário, surgem as ferramentas de Business Intelligence, que transformam números em diferencial competitivo.
Porém, tem sido comum a seguinte dúvida: por que o BI faz um sucesso estrondoso para algumas companhias e para outras nem tanto?
Provavelmente, a resposta para essa pergunta está relacionada à preparação e à implementação do sistema de Inteligência de Negócios.
Como alguns dos equívocos nesse processo são bastante comuns, é possível se antecipar às falhas.
Quer saber como? Então leia este post e descubra os 6 maiores erros na adesão a um software de BI.
Acompanhe.
1. Objetivos difusos e inconsistentes
Quando as metas não são bem delineadas, fica muito complicado levar o Business Intelligence para todos os colaboradores envolvidos, principalmente para as organizações com várias unidades produtivas ou de vendas.
No processo de migração para o BI, as expectativas precisam ser muito bem avaliadas. Como o Business Intelligence é altamente personalizado, antes de resolver adotar um sistema desse modelo, é recomendável realizar um profundo diagnóstico do negócio.
Assim, é viável identificar as falhas que devem ser sanadas pela estratégia e planejar um detalhado cronograma de como as correções serão postas em prática.
2. Projeto de BI iniciado sem que a empresa saiba o que quer medir
As estratégias de Inteligência de Negócios envolvem um elevado volume de dados. Diante de uma quantidade exorbitante de informações, a empresa corre o risco de fazer as perguntas de negócios erradas.
Muitas vezes, as diferentes áreas da empresa não são envolvidas em uma cultura de dados. Em razão desse despreparo, é comum não saber quais perguntas de negócios fazer.
Entretanto, para de fato desfrutar dos benefícios do BI, ter foco será indispensável. Em outras palavras, os gestores devem ter certeza se os dados levantados e interpretados de fato apresentam influência proveitosa para o desempenho.
Alguns projetos de BI não dão certo pela falta de clareza nos em quais resultados que esse investimento deverá apresentar. Assim, existe o desejo de tratar as informações relevantes, mas de uma forma muito vaga.
Ou seja, não se tem uma ideia consistente de que tipo de dados são esses, onde encontrá-los e como contabilizar esses índices. Por essa razão, tente encontrar fontes seguras de informação antes de começar a implementação desta estratégia.
3. Falta de recursos humanos com know-how em BI
Outra pedra nos sapatos frequente é a ausência de profissionais com expertise. A empresa não deve delegar a transição para colaboradores que não tenham intimidade com o BI, por mais competentes que eles sejam na atuação do core business.
Assim, com suporte de uma consultoria, fica mais fácil fazer a migração sem intercorrências. Além disso, nos primeiros meses de funcionamento, uma supervisão externa é muito bem-vinda.
4. Ausência de integração com ERP e sistemas internos
Para o BI de fato atingir sua capacidade plena, ele precisa se articular com as principais fontes de dados de uma organização. Em outras palavras, o software de Business Intelligence deve oferecer aderência aos demais ferramentas, principalmente as de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente). No entanto, o mesmo vale para os ERPs (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) e quaisquer outras fontes de dados.
Afinal, é essa conexão que proporcionará uma visão panorâmica das operações. Ou seja, cada departamento dará a sua contribuição para abastecer o BI. Assim, a estratégia realmente é potencializada e colocará os gestores no controle do negócio.
5. Sistema de BI inadequado ou de difícil uso
O Business Intelligence otimiza o tempo e a produtividade, mas a escolha errada da solução pode atrapalhar os planos.
Por esse motivo, deve-se ter cautela para não selecionar um sistema de utilização complexa.
Quando o BI exige preparo demais para ser usado, os colaboradores tendem a oferecer mais resistência à implementação. Por essa razão, é importante uma ferramenta amigável, que proporcione facilidade na compreensão das regras de negócio da empresa e uma interação simples com as funcionalidades da análise.
6. Inexistência de políticas para conscientizar o time
Outro erro entre os 6 erros na implementação de BI é não preparar os recursos humanos para a novidade. Quando os times não aderem ao novo projeto, a tecnologia de BI dificilmente alcançará os resultados esperados.
Por esse motivo, a implementação requer o apoio vertical, desde a cúpula diretora até os usuários finais da ferramenta. Desse modo, pode-se dizer que a eficiência do Business Intelligence depende do fomento de uma nova cultura de gestão de dados.
Diante dessa realidade, as vantagens do BI devem ser divulgadas para todos os envolvidos desde o início da transição. Além disso, é necessário treinar e capacitar as pessoas para o devido aproveitamento dos recursos da tecnologia.
Portanto, as empresas que aplicam melhor o Business Intelligence são aquelas que criam um plano de ação para evitar estes erros e ter sucesso na implementação.
Enfim, avaliando histórico de projetos anteriores, é viável impedir que os mesmos equívocos aconteçam e possa ser garantida a real visibilidade do negócio, que direcione para decisões assertivas.
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