O Business Intelligence (BI), é o conjunto de métodos, tecnologias e processos que convertem grandes volumetrias de dados desintegrados em informação coerente e relevante para decisões estratégicas.
Em outras palavras, o BI reorganiza todos os dados do seu negócio, através dos seguintes passos: extração e remodelagem, agora em formato dimensional, o que permite flexibilidade de análise por qualquer perspectiva ou nível de detalhe.
Embutido neste processo, são obtidas e aplicadas estatísticas de fora da companhia. Assim, o BI consegue detectar obstáculos e propor novas chances para prosperar.
Qual é o objetivo da Inteligência de Negócios?
O principal propósito da Inteligência de Negócios é entregar aos gestores embasamento para tomadas de decisões mais certeiras e vantajosas.
Assim, as informações provenientes dos sistemas e arquivos internos, como ERP, CRM, planilhas etc. serão integradas e cruzadas entre si.
O resultado desse cruzamento mostrará os caminhos mais prováveis para obtenção de sucesso, respondendo às perguntas relevantes sobre o negócio da empresa. Em outras palavras, podemos dizer que o BI põe o gestor no pleno controle do negócio.
Por outro lado, a adesão à cultura do BI exige um processo organizado e uma preparação da companhia. Do contrário, existe um enorme risco de cair nos mais comuns erros de implementação de BI, como metas pouco objetivas e contrariedade do time para com a mudança.
Quais são os benefícios do Business Intelligence (BI)?
O Business Intelligence é um instrumento que dá ampla visibilidade aos líderes sobre as mais variadas circunstâncias que envolvem um empreendimento.
Não é apenas acessar dados, mas fazer isso na exata proporção das demandas.
Assim, se a cúpula precisa saber informações sobre a produtividade do mês passado, em poucos cliques é possível ter em mãos pareceres, gráficos e painéis que evidenciam desempenhos, contextos e situações.
Esses recursos podem ser compartilhados com o time tanto de forma ampla como com algum controle e restrição. Em outras palavras, os sistemas de Business Intelligence só demonstram o conteúdo para usuários previamente autorizados.
São muitos os benefícios do BI. No entanto, separamos alguns deles logo a seguir para você ter alguma ideia das recompensas em fazer esse investimento. Veja os principais!
Integração de dados e pessoas
O Business Intelligence (BI) oferece interatividade e cooperação entre as equipes. Os dados gerados em departamentos distintos são levados a uma única interface e passam por profundo tratamento.
Dessa forma, acaba aquele problema de números em quantidades abissais, oriundos de incontáveis origens diferentes, que não dizem nada por si mesmos.
Afinal, com o Business Intelligence, cada algarismo é acompanhado de uma explicação esclarecedora, o que permite maior cooperação entre os funcionários. Isso acontece porque as variadas alas da empresa podem dialogar entre si em segundos, sem que seja preciso marcar aquelas demoradas — e muitas vezes infrutíferas — reuniões.
Podemos afirmar com segurança que os dados são compartilhados de modo simples e com recursos visuais que facilitam a compreensão.
No dia a dia, essa maior unidade dos funcionários como um time coloca qualquer organização em outro patamar: o de oferecer soluções rápidas e eficientes. Acredite: é isso que o cliente quer, em qualquer que seja o seu segmento!
Otimização de processos internos
Quase todas as empresas têm dados que envolvem as suas principais atividades. No entanto, quando questionadas se o trabalho atual é suficientemente bom, não são raras as organizações que sequer conseguem responder.
Essa falta de sentido para as informações reflete a ausência de ferramentas que possam analisá-las, guardá-las e compará-las.
Sabemos que muitas adversidades ocorrem no dia a dia de uma indústria, por exemplo. Mas quais delas acontecem em maior quantidade? Quais desses obstáculos causam os maiores prejuízos financeiros?
O que se pode fazer para corrigir o que está dando errado? Todas essas perguntas podem ser respondidas com a tecnologias de Business Intelligence (BI) mediante gráficos e dashboards interativos.
Automatização e melhor aproveitamento dos recursos humanos
Modelos de dados e tecnologias baseadas em Inteligência de Negócios deixam o cotidiano corporativo mais rápido porque elas automatizam muitas funções burocráticas e repetitivas.
Por exemplo: os softwares de BI emitem relatórios, disponibilizam gráficos e organizam planilhas de modo automático.
Assim, a organização consegue alocar verbas de recursos humanos para cargos mais proveitosos, que tenham impacto significativo no faturamento.
Ou seja, a companhia pode contratar mais vendedores, mais desenvolvedores de produtos ou especialistas em controle da qualidade. Certamente, essas funções trazem maior retorno do que um setor de 50 pessoas executando tarefas de escritório.
Aperfeiçoamento da gestão de estoque
A gestão de estoque, quando bem aplicada, revela muito sobre a performance do negócio e do comportamento do seu público.
Com o Business Intelligence, o gerenciamento das entradas e saídas se torna mais eficiente e ágil. Assim, é possível fazer aquisições mais inteligentes, calçadas naquilo que mais faz sucesso comercial.
Portanto, o gestor fica sabendo em tempo real quais são os produtos campeões de vendas, quais estão parados e quais trazem um preço de estocagem muito alto em comparação ao que rendem.
O cotidiano do estoque também é facilitado, com alarmes que avisam quando um insumo ou mercadoria estiver perto do fim. Suponha que haja uma venda atípica em determinado mês.
Com o BI, no momento em que o contrato comercial entrar para o sistema, alertas sobre a necessidade de recomposição do estoque podem ser enviados para todo o time.
Assim, a linha de produção, o pessoal do transporte e até mesmo o atendimento ao cliente recebem dados sobre essa transação e a necessidade de tomar providências para honrá-la em determinado prazo.
Proteção de dados
As plataformas de Business Intelligence aderem a lei de proteção de dados e gestão de acessos. Pode-se por exemplo, restringir o acesso, como já mencionamos, de acordo com a governança de dados da empresa.
Mais um benefício para a segurança de dados é a possibilidade de auditar e autenticar todo o conteúdo.
Soluções instantâneas para problemas do dia a dia
Quando falamos em Inteligência de Negócios, logo vêm à mente respostas macros sobre estratégia. Sim, ela traz muitas superações neste campo mais abrangente do negócio.
No entanto, o BI também ajuda nas pequenas dificuldades do cotidiano.
Com o Business Intelligence é possível localizar gargalos operacionais de forma ágil, possibilitando correção imediata para que o negócio não seja afetado.
Gestão estratégica
Uma das melhores e mais conhecidas vantagens do BI é o avanço na gestão estratégica. Isso acontece porque o Business Intelligence vai buscar as informações de ponta a ponta, em todos os ângulos, sistemas e departamentos, sem deixar escapar nada.
Depois, ele interpreta esse conteúdo, convertendo os números em pareceres analíticos que são verdadeiros espelhos das condições do empreendimento.
Assim, encontrar maneiras para inovar fica mais fácil. A partir disso, montar o plano de ação e executá-lo também é algo bem mais rápido e com menos erros.
Aumento nas taxas de conversão de vendas
Uma solução de BI pode amplificar a performance de vendas!
Isso porque a solução dessa espécie permite cruzarmos análises profundas das vendas e dos potenciais clientes. É possível analisar desde o perfil dos clientes até o mínimo detalhe de um venda já fechada.
Análise em tempo real
Elas são exibidas para o time de vendas em tempo real, e elevando os resultados da área comercial.
Uso amigável
Não é preciso uma vasta capacitação técnica para mexer em sistemas de Inteligência de Negócios. Nesse sentido, a curva de aprendizado é muito rápida.
Assim, rapidamente os colaboradores aprendem a lidar com a ferramenta.
Porém, para que isso de fato ocorra, é fundamental contar com parceiros experientes em BI e engajar o time nessa causa. O envolvimento e o compromisso de todos da empresa são essenciais para o sucesso da implementação de BI na indústria, no comércio e na prestação de serviços.
Portanto, o Business Intelligence traz diferentes vantagens que conduzem ao sucesso do negócio. Para isso, a metodologia absorve e traduz um extenso volume de dados.
Mais do que isso: esse conteúdo é guardado e pode ser consultado por pesquisas de buscas instantâneas. Com todos estes recursos, os líderes ganham uma visão panorâmica da empresa.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre BI? Então inscreva-se no blog RCS Business Intelligence!