No passado, as escolhas relevantes para os negócios eram feitas na base do instinto ou do faro individual das lideranças. Contudo, com o avanço da tecnologia, as fontes de informações nas fábricas se multiplicaram. Assim, o tempo todo, há informações sendo geradas por máquinas, departamentos comerciais, de estudos, de pesquisas etc. Portanto, encontrar novas maneiras de lidar com esse material passou a ser uma questão de sobrevivência. Nesse contexto, o Business Intelligence para indústria farmacêutica converte dados às vezes desconexos em decisões mais vantajosas e rápidas.
Dessa forma, por meio de sistemas automáticos de gestão de dados, uma organização pode potencializar seu crescimento, bem como impedir uma tendência de queda.
O business analytics no setor de produção de medicamentos permite uma segmentação das estratégias publicitárias com um estudo do mercado completo. Assim, a companhia pode, por exemplo, filtrar as praças mais lucrativas para direcionar suas campanhas.
Ao mesmo tempo, o gestor visualiza em dashboard simples quais são os médicos mais aptos a prescrever determinados produtos. Aliás, são muitos recortes, ângulos e tipos de indicadores de desempenho disponíveis nesses sistemas. Quer saber como economizar recursos e aumentar seus resultados? Então conheça o Business Intelligence para indústria farmacêutica!
O que é o Business Intelligence?
O Business Intelligence é uma metodologia que reúne, guarda e faz análise de dados. Já as ferramentas baseados nessa técnica automatizam essas tarefas.
Desse modo, é possível consultar insights instantaneamente em dashboard completo e dinâmico. Também estão disponíveis recursos de monitoramento das operações, das vendas e demais eventos em tempo real.
Como o BI na indústria farmacêutica resolve os desafios do setor?
Embora seja um segmento robusto, há muitos desafios na produção de medicamentos e sua comercialização. Afinal, são centenas de regras para cumprir junto aos órgãos fiscalizadores, é necessária alta performance na fabricação, sem falar nas vendas, que precisam ser direcionadas.
Contudo, a boa notícia é que a tecnologia pode ser uma alternativa para superar esses e outros obstáculos em uma indústria farmacêutica. Acompanhe os exemplos a seguir.
Gestão de dados
Uma das principais adversidades dessa área econômica é a exorbitante quantidade de dados envolvida. Afinal, é necessário acompanhar os registros de pacientes, de influenciadores, de vendedores, de pesquisas, de varejistas, de profissionais da saúde, de médicos, de fornecedores, entre muitos outros.
Nesse cenário, o tratamento desse material exige cuidados sérios, tanto de armazenagem como de interpretação. São justamente esses recursos que o business analytics fornece.
Assim, a metodologia transforma indicadores de desempenho em ideias praticáveis. Por isso, podemos dizer que o BI permite que o gestor tenha mais controle sobre o negócio.
Targeting, segmentação e abordagem
A indústria farmacêutica precisa dialogar com diferentes públicos: cientistas, trabalhadores, clientes, médicos, pacientes, jornalistas, órgãos de fiscalização, fornecedores, entre outros. Diante disso, é fundamental construir um bom targeting, isto é, saber usar esses dados para enviar a mensagem certa aos devidos interlocutores.
Com sistemas de BI, o gestor acessa o targeting e a segmentação de forma automática. Em outras palavras, a análise de dados é colocada a favor das vendas, com abordagens mais consistentes e que exigem menos esforços.
Qualidade e precisão nas auditorias
Mais um desafio constante da indústria farmacêutica é manter a confiabilidade de suas auditorias. Nessa questão, o BI proporciona um suporte importante, tanto na veracidade de números como na detecção de inconformidades nas regulamentações.
Avaliação de desempenho
O setor também precisa mensurar sua performance constantemente, em vários departamentos. Assim, com a análise de dados automática, os líderes visualizam o rendimento de pessoas, de produtos, de parceiros, entre outros.
Concorrência e estudo do mercado
Em qualquer segmento, o enfrentamento à concorrência deve ser estratégico e programado. Na indústria farmacêutica não é diferente. Afinal, além de laboratórios de diferentes marcas, é preciso superar os medicamentos biossimilares e genéricos.
Entretanto, o Business Intelligence para indústria produz estudo de mercado que aponta as tendências.
Como o Business Intelligence para a indústria farmacêutica afeta cada área?
São incontáveis as recompensas do Business Intelligence para a indústria farmacêutica. Além disso, a penetração da metodologia é muito intensa, com resultados em todos os departamentos.
Contudo, entre as áreas mais beneficiadas estão marketing e vendas. Assim, como consequência natural, também há melhorias nas finanças, nos recursos humanos e na própria tática macro.
Em outras palavras, o conteúdo extraído de prontuários, de estudos, de pesquisas, de notícias e de clientes é guardado. Em seguida, esse material passa por um processamento. Assim, são levantados o perfil dos parceiros da cadeia produtiva de forma muito abrangente. Os ganhos vão se espalhando em efeito cascata para todas as alas da corporação. Veja exemplos de Benefícios do BI por áreas de trabalho:
Marketing
Com uma gestão de dados automatizada, as campanhas de marketing são encaminhadas para pessoas com prévio interesse pelos remédios e substâncias da empresa. Desse modo, é fácil selecionar e achar os médicos mais propensos a prescrever os produtos da marca, por exemplo.
Além disso, o sistema exibe quais ações publicitárias fazem mais sucesso. Assim, é viável investir mais nas medidas que apresentem maior grau de êxito.
Linha de produção
Outro departamento que responde muito bem ao BI na indústria farmacêutica é a linha de produção. Os benefícios valem tanto para o futuro como para o presente.
Uma das vantagens é elevar o controle de qualidade operacional, uma vez que os eventos do chão de fábrica são vigiados em tempo real.
Finanças
Controles automáticos e integrados permitem projeções financeiras mais precisas na indústria farmacêutica, assim como o que ocorre em qualquer outro campo da economia.
Diante disso, análises periódicas apresentam menos falhas e podem ser produzidas em um ritmo mais intenso. Também existem recursos por desempenho, como a listagem das mercadorias com maior margem de lucro ou com mais adesão de pacientes.
Recursos Humanos
Com o business intelligence para indústria farmacêutica, também é mais fácil fazer a gestão de recursos humanos. Afinal, a metodologia usa indicadores de desempenho para avaliar a performance do time.
Outra funcionalidade de destaque desse tipo de plataforma é a remuneração conforme os resultados de trabalho. O cruzamento e o processamento dos dados também favorecem as avaliações de competências, ajudando os líderes a delegar tarefas mais ajustadas ao perfil de cada colaborador.
Departamento de vendas
O BI apresenta ainda ferramentas importantes para o setor de vendas, a começar pelo mecanismo que segmenta as abordagens. Assim, o time comercial pode focar seus esforços em leads mais qualificados, com prévio interesse nos produtos da indústria farmacêutica em questão. Mas não é só isso. Confira exemplos de outras funcionalidades a seguir:
- Gestão de estoque;
- Gestão de encomendas;
- Definição de metas realizáveis;
- Recompensa dos profissionais por desempenho apresentado;
- Apontamento de tendências, como quedas ou altas nas vendas.
Portanto, o Business Intelligence para indústria farmacêutica proporciona à gestão de dados uma visão de 360º. Assim, com um estudo do mercado robusto e conciso, é possível saber como médicos, varejistas, consumidores finais e distribuidoras lidam com os produtos e com a marca.
Ou seja, as informações são compiladas no dashboard do sistema em tempo real, com indicadores de desempenho confiáveis. Desse modo, com soluções de business analytics, fica mais fácil perceber quais ações influenciam nas vendas e nos lucros.
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