7 Benefícios do BI para aumentar as vendas dos supermercados

Aplicar a inteligência de negócios em supermercados envolve muitos desafios. Afinal, apenas uma loja já tem uma rotina bastante complexa: são diversos departamentos, equipes para gerenciar, mercadorias para comprar e receber, gestão de estoque, relacionamento direto com clientes, entre inúmeras outras atividades.

Nesse contexto, a quantidade de dados que engloba o negócio se torna-se extremamente volumosa. Assim, muitos gestores têm dificuldades para analisar as informações e, consequentemente, sofrem também para tomar decisões de gestão mais assertivas e de forma ágil.

No entanto, você já parou para pensar como seria prático controlar tudo que acontece em um painel que unifica todas as informações de diferentes áreas de um ou mais supermercados?

Seja para estabelecimentos varejistas, ou lojas de atacado, supervisionar o negócio de ponta a ponta, parece algo inatingível em um primeiro momento.

Porém, já existem ferramentas que apoiam a realização desta crítica e importante tarefa, podendo ser implementada em pouco tempo e com custo-benefício interessante.

Para ajudar os empresários deste setor, uma solução interessante é o business intelligence, possibilitando análise de dados rápida e assertiva.

Desse modo, o gestor terá condições de tomar decisões baseadas em dados, além de fazer uso de sua expertise.

BI (business Intelligence), possibilita incontáveis cruzamentos e , através da utilização correta dos dados, geram insights valiosos que melhoram os resultados dos negócios.

Ou seja, não tem lentidão para ser acessado, suas avaliações são ilimitadas, além de solucionar as tão conhecidas dificuldades de rastrear a origem das informações.

Quer saber mais? Então veja neste post 7 vantagens que o BI proporciona ao seu negócio.

1. Controle de estoque

Com uma plataforma de BI, você consegue controlar o fluxo de mercadorias de forma produtiva e efetiva.

Com uma interface veloz e amigável, é viável ter em poucos segundos as margens de lucro decorrentes de compras incorretas, detectando possíveis rupturas. Sendo mais fácil obter a quantidade de desvios, como aqueles causados por furtos.

Uma outra vantagem é que essas informações valiosas são consolidadas em uma única plataforma, contemplando todos os tipos de origens de dados (bancos de dados, planilhas, arquivos texto, html, xml, etc)

2. Suporte para a roteirização

Principalmente para os estabelecimentos que atuam no atacado, um apoio técnico para a roteirização pode ajudar a controlar melhor as suas entregas.

Assim, o Business Intelligence (BI) é colocado para operar na gestão da sua frota, com a mensuração mais eficaz da distribuição. Desse modo, é possível visualizar a dispersão em gráficos que mapeiam em tempo real, com uma completa cobertura por bairros.

Como resultado, toda a frota é utilizada de uma forma mais inteligente, com acesso aos melhores trajetos possíveis de acordo com o cruzamento de dados do seu cronograma. Em outras palavras, você economiza nos custos com o transporte.

Tal recurso reduz o tempo e custo de remessa dos produtos, o que será um grande diferencial competitivo. Também diminuem as chances de rupturas do estoque, bem como as queixas dos consumidores finais por não encontrarem este ou aquele item.

3. Logística otimizada

Diversos aspectos da sua logística são melhorados com o BI para supermercados. Além das suas entregas, dá para ampliar o controle sobre os recebimentos. Um exemplo: saber automaticamente se o produto que chega tem um tempo de vida útil mínimo para ser comercializado sem risco de perdas.

4. Compras com base em inteligência de negócios

Fazer a compra ideal fica muito mais simples com uma solução de BI. Afinal, esse mecanismo proporciona funcionalidades estratégicas para o gestor de supermercados efetuar aquisições mais vantajosas rotineiramente. Confira alguns dos recursos:

  • supervisão automática de descontos e bonificações oferecidos por fornecedores;
  • comparação de preços (cotações de alta precisão e atualização);
  • cálculo da margem de lucro e de perdas;
  • análise de performance por loja ou qualquer nível de sua estrutura de produtos;
  • ranking dos produtos com mais ou menos saída.

5. Ações assertivas de marketing

O BI permite o cruzamento, consolidação e análise de grande volume de dados. E com os valiosos dados dos consumidores, o marketing consegue criar ações direcionadas, personalizadas e assertivas.

Por exemplo, uma das lojas de uma rede tem um consumo mais elevado de cervejas na sexta-feira à tarde. Nesse contexto o marketing pode fazer uma campanha direcionada para o público desta loja que potencialize a compra ou até mesmo quando há no estoque produtos próximos ao vencimento, então pode-se criar estratégias para intensificar a vendas destes itens.

6. Apoio de equipe técnica para usar melhor a ferramenta

Você pode ter acesso ao melhor do BI com total apoio de um time altamente capacitado para ajudá-lo a aproveitar todos os recursos oferecidos pela ferramenta.

Assim, o negócio alcança elevado desempenho. Além disso, sua empresa poderá desfrutar de uma capacitação analítica de seus colaboradores através do uso correto da plataforma.

7. Visão mais ampla das oportunidades

O BI entrega uma visão panorâmica do mercado, proporcionando uma inteligência de negócios que percebe riscos e oportunidades de um modo mais aguçado.

Assim, as compras se tornam mais criteriosas e o gestor fica mais sensível às sazonalidades, o mix de produtos e promoções é realizado baseado em dados e de forma mais assertiva.

Business Intelligence para supermercados, também permite a antecipação de demandas futuras mediante a análise profunda do comportamento do consumidor e identificação de padrões de consumo. Possibilitando o aumento das vendas e a entrega de uma melhor experiência ao cliente.

Por tudo isso, o BI pode ser um importante diferencial na competitividade do segmento, seja no varejo, seja no atacado.

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialista de Business Intelligence.