Os principais desafios do profissional de Business Intelligence.

A utilização do Business Intelligence cresce em ritmo acelerado. Afinal, colocar a informação no centro das decisões é mais do que uma tendência: é questão de sobrevivência no mercado.

Tanto que “O Gartner prevê que nos próximos dois anos, um terço das grandes organizações usará inteligência para tomadas de decisão estruturadas, aumentando vantagem competitiva.”

Isso impacta profundamente na demanda de profissionais com conhecimento em modelos de dados, transformação e interpretação dos mesmos, embasando suas tomadas de decisões nos negócios.

A Inteligência de decisão (DI) – competência de tomada de decisão de uma organização, pode ser uma fonte significativa de vantagem competitiva, mas está se tornando mais exigente. A DI é uma disciplina prática usada para melhorar as decisões ao compreender e projetar explicitamente como são tomadas e os resultados avaliados, gerenciados e aprimorados por feedback. 

Gartner afirma que nos próximos anos um terço das empresas de grande porte  usarão dados estruturados para ampliar sua vantagem competitiva. E, também, para a evolução de seus produtos e serviços.

A consequência natural desse cenário é a necessidade de profissionais com amplo conhecimento em modelos de dados. E que, além disso, possam transformá-los em informações palpáveis, interpretando-os de modo prático para que todos os que estão envolvidos com processos de decisão tenham esse suporte na hora de definir o melhor para seus negócios.

Em outras palavras, na era do analytics, resoluções com base em achismo ficaram no passado. Por isso, neste artigo vamos abordar o perfil e os desafios do profissional de Business Intelligence.

Porém, antes de partirmos para a lista de principais obstáculos, é importante lembrar qual a diferença entre o profissional de Business Intelligence e o que atua em Data Science.

De modo simplificado podemos dizer que o analista de BI encontra padrões e tendências, tendo como base os dados históricos da organização. Já o cientista de dados usa essas informações para agir de modo preditivo, preparando a empresa para o futuro.

Feita a diferenciação, acompanhe a seguir os principais desafios do profissional de Business Intelligence – e como superá-los!

1) Ausência de cultura em Business Intelligence

Para que uma organização use o Business Intelligence de modo assertivo, é necessário que haja uma cultura favorável ao uso de analytics. E ela deve permear todos os setores e cargos da empresa.

Nesse sentido, não bastam apenas soluções modernas. É preciso que as pessoas entendam os benefícios dessa estratégia e que haja um comportamento organizacional propício à sua implementação.

O que pode não ser tão simples assim, já que significa superar a resistência e demonstrar que o Business Intelligence vai auxiliar os gestores a terem maior eficiência e agilidade na administração.

Contudo, antes de adotar o analytics, usando-o como um precioso auxílio para melhores resultados, é preciso identificar em qual estágio de maturidade cultural sua empresa se encontra. 

Acompanhe os 3 principais:

  1. Estágio 1: a empresa faz gerenciamento de dados por setor, sem integrar todas as informações que circulam no ambiente da empresa;
  2. Estágio 2: há uma estrutura para centralizar a inteligência de Business Intelligence, mas ainda com uma ação setorizada de integração de dados e treinamento;
  3. Estágio 3: cultura de BI consolidada, com dados coletados e analisados de modo sinérgico, gerando dados para todos.

Diante do exposto, é possível identificar o estágio no qual se encontra uma empresa em relação ao BI. Mas existem outros desafios que o profissional de Business Intelligence precisa superar.

2) O profissional precisa ter amplo entendimento do negócio

Já falamos que não basta tecnologia para implementar o BI. É preciso contar com um profissional de Business Intelligence experiente.

Contudo, há outra condição essencial: ter profundo entendimento do negócio desenvolvido pela empresa. Conhecer os objetivos, a missão, os produtos ou serviços que ela desenvolve, perfil do público-alvo, pontos fortes e pontos a serem melhorados, etc. Enfim, quanto mais informações, melhores os resultados obtidos.

Isso é fundamental porque um dos desafios do profissional de Business Intelligence é responder às perguntas estratégicas do negócio, apoiando a gestão na hora de decidir o que é melhor para a companhia. E, certamente, as perguntas de uma empresa de logística são diferentes de uma de manufatura – para citar dois exemplos.

3) Integrar diferentes soluções legadas é um dos desafios do profissional de Business Intelligence

É comum que as empresas possuam várias soluções para o desenvolvimento de sua rotina operacional – muitas delas obsoletas.

Porém a integração das soluções já existentes é essencial, pois permite que os dados sejam acessados por meio de uma única plataforma, de modo rápido e acessível, possibilitando total visibilidade operacional.

Sejam sistemas de ERP (sistemas integrados de gestão empresarial) ou CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente), a necessidade de promoção de integração de dados de todos os setores torna a superação desse desafio pelo profissional de Business Intelligence uma ação fundamental.

4) Business Intelligence exige segurança de dados e conformidade com a LGPD

A transformação digital trouxe grandes benefícios para a rotina pessoal e empresarial. Mas na mesma proporção em que os avanços tecnológicos ocorrem, os ciberataques também evoluem.

Assim sendo, o profissional de Business Intelligence deve considerar, como parte essencial da estratégia de BI, um plano de segurança digital. 

Algo ainda mais importante agora, que a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor. E o descumprimento de suas diretrizes pode levar a penalidades variadas, entre elas, multas e interrupção das atividades.

5) Escolher a melhor tecnologia é mais um dos desafios.

Cada empresa é única, tendo diferentes necessidades. Por isso, ao se pensar no projeto de Business Intelligence, é preciso considerar suas características para escolher a melhor solução de BI.

Só assim poderá ter certeza de que a opção poderá atender todos os setores e atividades operacionais que a empresa desenvolve.

Atualmente, empresas de todos os segmentos e portes produzem um grande volume de dados. Extrair entre tantas informações aquelas que podem ser usadas para o crescimento contínuo dos negócios é uma decisão inteligente e urgente. Já que transformar dados em insights é a maneira mais prática e eficiente de garantir decisões assertivas.

Contudo, para implementar a estratégia de BI e superar os desafios do profissional de Business Intelligence você precisa de apoio especializado.

Somos especialistas em inteligência de negócios, atendendo empresas de diversos segmentos e fornecemos ferramentas que promovem tomadas de decisão ágeis e assertivas.

Assim, nossos clientes aprimoram sua capacidade analítica, gerando maior produtividade e rentabilidade, além de se anteciparem às tendências do negócio.

Com nossa expertise em Business Intelligence, apoiamos totalmente os profissionais dessa área. Fale conosco e saiba mais!