A utilização do Business Intelligence cresce em ritmo acelerado. Afinal, colocar a informação no centro das decisões é mais do que uma tendência: é questão de sobrevivência no mercado.
Isso impacta profundamente na demanda de profissionais com conhecimento em modelos de dados, transformação e interpretação dos mesmos, embasando suas tomadas de decisões nos negócios.
A Inteligência de decisão (DI) – competência de tomada de decisão de uma organização, pode ser uma fonte significativa de vantagem competitiva, mas está se tornando mais exigente. A DI é uma disciplina prática usada para melhorar as decisões ao compreender e projetar explicitamente como são tomadas e os resultados avaliados, gerenciados e aprimorados por feedback.
Gartner afirma que nos próximos anos um terço das empresas de grande porte usarão dados estruturados para ampliar sua vantagem competitiva. E, também, para a evolução de seus produtos e serviços.
A consequência natural desse cenário é a necessidade de profissionais com amplo conhecimento em modelos de dados. E que, além disso, possam transformá-los em informações palpáveis, interpretando-os de modo prático para que todos os que estão envolvidos com processos de decisão tenham esse suporte na hora de definir o melhor para seus negócios.
Em outras palavras, na era do analytics, resoluções com base em achismo ficaram no passado. Por isso, neste artigo vamos abordar o perfil e os desafios do profissional de Business Intelligence.
Porém, antes de partirmos para a lista de principais obstáculos, é importante lembrar qual a diferença entre o profissional de Business Intelligence e o que atua em Data Science.
De modo simplificado podemos dizer que o analista de BI encontra padrões e tendências, tendo como base os dados históricos da organização. Já o cientista de dados usa essas informações para agir de modo preditivo, preparando a empresa para o futuro.
Feita a diferenciação, acompanhe a seguir os principais desafios do profissional de Business Intelligence – e como superá-los!
1) Ausência de cultura em Business Intelligence
Para que uma organização use o Business Intelligence de modo assertivo, é necessário que haja uma cultura favorável ao uso de analytics. E ela deve permear todos os setores e cargos da empresa.
Nesse sentido, não bastam apenas soluções modernas. É preciso que as pessoas entendam os benefícios dessa estratégia e que haja um comportamento organizacional propício à sua implementação.
O que pode não ser tão simples assim, já que significa superar a resistência e demonstrar que o Business Intelligence vai auxiliar os gestores a terem maior eficiência e agilidade na administração.
Contudo, antes de adotar o analytics, usando-o como um precioso auxílio para melhores resultados, é preciso identificar em qual estágio de maturidade cultural sua empresa se encontra.
Acompanhe os 3 principais:
- Estágio 1: a empresa faz gerenciamento de dados por setor, sem integrar todas as informações que circulam no ambiente da empresa;
- Estágio 2: há uma estrutura para centralizar a inteligência de Business Intelligence, mas ainda com uma ação setorizada de integração de dados e treinamento;
- Estágio 3: cultura de BI consolidada, com dados coletados e analisados de modo sinérgico, gerando dados para todos.
Diante do exposto, é possível identificar o estágio no qual se encontra uma empresa em relação ao BI. Mas existem outros desafios que o profissional de Business Intelligence precisa superar.
2) O profissional precisa ter amplo entendimento do negócio
Já falamos que não basta tecnologia para implementar o BI. É preciso contar com um profissional de Business Intelligence experiente.
Contudo, há outra condição essencial: ter profundo entendimento do negócio desenvolvido pela empresa. Conhecer os objetivos, a missão, os produtos ou serviços que ela desenvolve, perfil do público-alvo, pontos fortes e pontos a serem melhorados, etc. Enfim, quanto mais informações, melhores os resultados obtidos.
Isso é fundamental porque um dos desafios do profissional de Business Intelligence é responder às perguntas estratégicas do negócio, apoiando a gestão na hora de decidir o que é melhor para a companhia. E, certamente, as perguntas de uma empresa de logística são diferentes de uma de manufatura – para citar dois exemplos.
3) Integrar diferentes soluções legadas é um dos desafios do profissional de Business Intelligence
É comum que as empresas possuam várias soluções para o desenvolvimento de sua rotina operacional – muitas delas obsoletas.
Porém a integração das soluções já existentes é essencial, pois permite que os dados sejam acessados por meio de uma única plataforma, de modo rápido e acessível, possibilitando total visibilidade operacional.
Sejam sistemas de ERP (sistemas integrados de gestão empresarial) ou CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente), a necessidade de promoção de integração de dados de todos os setores torna a superação desse desafio pelo profissional de Business Intelligence uma ação fundamental.
4) Business Intelligence exige segurança de dados e conformidade com a LGPD
A transformação digital trouxe grandes benefícios para a rotina pessoal e empresarial. Mas na mesma proporção em que os avanços tecnológicos ocorrem, os ciberataques também evoluem.
Assim sendo, o profissional de Business Intelligence deve considerar, como parte essencial da estratégia de BI, um plano de segurança digital.
Algo ainda mais importante agora, que a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor. E o descumprimento de suas diretrizes pode levar a penalidades variadas, entre elas, multas e interrupção das atividades.
5) Escolher a melhor tecnologia é mais um dos desafios.
Cada empresa é única, tendo diferentes necessidades. Por isso, ao se pensar no projeto de Business Intelligence, é preciso considerar suas características para escolher a melhor solução de BI.
Só assim poderá ter certeza de que a opção poderá atender todos os setores e atividades operacionais que a empresa desenvolve.
Atualmente, empresas de todos os segmentos e portes produzem um grande volume de dados. Extrair entre tantas informações aquelas que podem ser usadas para o crescimento contínuo dos negócios é uma decisão inteligente e urgente. Já que transformar dados em insights é a maneira mais prática e eficiente de garantir decisões assertivas.
Contudo, para implementar a estratégia de BI e superar os desafios do profissional de Business Intelligence você precisa de apoio especializado.
Somos especialistas em inteligência de negócios, atendendo empresas de diversos segmentos e fornecemos ferramentas que promovem tomadas de decisão ágeis e assertivas.
Assim, nossos clientes aprimoram sua capacidade analítica, gerando maior produtividade e rentabilidade, além de se anteciparem às tendências do negócio.
Com nossa expertise em Business Intelligence, apoiamos totalmente os profissionais dessa área. Fale conosco e saiba mais!