O setor logístico cresceu 38% no primeiro quadrimestre de 2021, em comparação à 2020, no mesmo período, segundo os dados do Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M.
Para 2022 as expectativas dos especialistas são altas, principalmente considerando o cenário atual, no qual a maior utilização de tecnologias e inovações prevê uma logística eficiente.
Desafios para o setor logístico
A crise pandêmica do Covid-19 desencadeou uma aceleração tecnológica no setor logístico devido a transformação digital que alcançou vários setores da indústria e, consequentemente, a sociedade como um todo.
Por outro lado, apesar do crescimento do setor nos últimos anos, a exigência do mercado tem sido muito alta, em relação a alta demanda e aprimoramento dos processos e operações.
E mesmo com ações do próprio governo brasileiro como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o país não evoluiu no quesito infraestrutura para atender com eficiência as empresas.
São muitas as adversidades que o setor logístico precisa enfrentar, porém algumas delas são mais comuns entre as empresas. Relacionamos as principais. Acompanhe!
Concentração do transporte no modal rodoviário
Estima-se que no Brasil, 60% dos transportes de cargas concentrem-se no modal rodoviário, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Esta alta concentração em um único modelo de movimentação de cargas, aliado a c precariedade das rodovias, torna a logística uma atividade muito onerosa e lenta, o que resulta em aumento de custo e atrasos nas entregas.
Logística Reversa
A Logística Reversa figura como uma ação de responsabilidade ambiental e ao mesmo tempo como um desafio para a empresa.
Também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Lei 12.305/2010 aborda a responsabilidade pelo manejo inadequado dos materiais que acabam sendo descartados no meio ambiente.
De forma que as empresas são obrigadas a ter procedimentos para coletas desses resíduos sólidos, proporcionando-lhes fim adequado.
Neste ponto é que as empresas encaram um desafio, o de possuir uma estrutura para atender essa demanda que pode resultar em aumento de custos de armazenamento, tecnologia para rastreamento dos itens, e relacionamento com os clientes, de forma a criar estratégias de recolha dos materiais, por exemplo.
Constante mudança no preço dos combustíveis e frete defasado
A oscilação nos preços dos combustíveis impacta significativamente nos custos e processos logísticos, elevando os gastos operacionais.
Além disso, o preço dos combustíveis afeta o custo do frete, e a cadeia de logística acaba reduzindo os custos de produção, a fim de equilibrar perdas e não prejudicar sua relação com os clientes.
Alto custo do transporte aéreo
Apesar de, geograficamente, o Brasil ter condições de realizar transporte aéreo, a logística faz pouco uso desse modal. Com exceções para produtos de alto valor agregado ou altamente perecíveis.
O motivo: custos.
Sendo assim, as projeções de crescimento para transporte por aeronaves são elevadas. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a estimativa de crescimento é de 58% em comparação a 2013.
Gestão de informação ultrapassada
Como é de conhecimento no mundo corporativo, a tecnologia tem avançado a passos largos na sociedade e dentro das empresas. Ainda assim, muitas organizações prezam pelos registros físicos, em papéis e planilhas.
Mediante toda a inovação e transformação digital, é inevitável que esses métodos tradicionais se tornem obsoletos e inseguros no trato de informações logísticas de extrema importância.
Contar com análise de dados e usufruir dos benefícios da tecnologia tende a contribuir para a redução de custos da empresa e aumentar a produtividade e lucratividade.
Tendências no setor logístico
Uma forma de superar os desafios do setor logístico é estar atento às tendências e inovações, que tem como objetivo fazer prosperar o segmento logístico.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), “O Produto Interno Bruto (PIB) do transporte cresceu 3,6% em volume de serviços no primeiro trimestre de 2021 em relação ao trimestre imediatamente anterior. Este desempenho está acima do registrado pela economia brasileira, que também teve alta de 1,2%, em relação ao mesmo período.”
A previsão é de uma alta atividade tecnológica com a automatização dos processos, quanto mais inovadora a companhia mais destaque ela adquire perante as demais e mais crescimento no setor..
Listamos algumas tendências de maior impacto no setor logístico. Continue!
Transportes por drones
Após alguns anos de debates sobre o uso dos drones nos serviços de entregas, aparentemente, no ano vigente a ideia parece que sairá do papel.
Atualmente, há no mercado modelos de drones com capacidade para entregas mais curtas de volumes pequenos..
Essa novidade pode trazer mais economia às empresas e controle de seu estoque. Do ponto de vista do cliente, o aumento da satisfação é esperado, pela agilidade do processo de envio e diminuição do tempo de entrega.
Logística sustentável
Empresas com interesses em comum podem compartilhar seus serviços, espaços de armazenamento, escritórios e veículos de transporte.
Essa economia colaborativa tem por objetivo diminuir os custos do financeiro, minimizar níveis de ociosidade no seu serviço e aumentar a produtividade do setor.
Por exemplo, se a empresa trabalha com frotas veiculares, os benefícios serão a redução de quilômetros rodados e gastos com combustíveis, manutenção da frota e outros.
A tendência já é prática nos EUA e está crescendo no Brasil trazendo um conceito de logística sustentável.
Monitoramento em tempo real
Com o uso da tecnologia, o contato com a frota acontece de forma mais eficaz e segura para o motorista. A comunicação por telefone, demonstrou não ser satisfatória para as empresas pela insegurança de colocar o colaborador em risco para atender as chamadas das empresas, quando possíveis de serem atendidas, e pelas multas que podem incorrer deste ato.
O monitoramento em tempo real por meio de aplicativos e sistemas contribui para um acompanhamento melhor da carga e status de entrega.
Além disso, esses dispositivos tecnológicos podem emitir comprovantes de entrega e sinalizar a empresa sobre qualquer problema no transporte da mercadoria, possibilitando ao gestor resolver a dificuldade com maior agilidade.
Responsabilidade social e ambiental no setor logístico
As empresas têm sido cada vez mais exigidas em relação à conscientização social e ambiental, inclusive esse é um dos temas mais discutidos no meio corporativo, sendo as corporações que se preocupam com essas questões, as mais visadas pelos consumidores e investidores.
O objetivo é minimizar os impactos ambientais causados por esse setor, por isso, empresas têm adotado ações preventivas que possibilitem, por meio de serviços de coleta, a distribuição de produtos de forma mais ágil.
Essa medida resulta na otimização da distribuição das mercadorias, redução de percursos e necessidade de armazenamento convencional, embalagens recicláveis e transportes sustentáveis.
Investimento na automatização de processos no setor logístico
As empresas que quiserem prosperar nos tempos atuais, precisam aderir às tecnologias. A Inteligência Artificial (IA) tem crescido, substancialmente, no mundo.
Essa tecnologia pode substituir o trabalho humano direto em processos mais longos e complexos, reduzindo as falhas humanas que podem afetar, e muito, as operações.
Na logística, também facilita o controle de demandas e faz um acompanhamento mais apurado do estoque e gestão de fretes, além de mensurar indicadores importantes como, produtividade, resultados e históricos personalizados.
Tecnologia 5G no setor logístico
Muito aguardada, a tecnologia 5G está com previsão de chegada ao Brasil, e junto com ela a esperada consistência na conexão de dados nos sistemas das empresas, que, hoje, sofrem de certa lentidão e instabilidade, o que afeta o funcionamento das máquinas e dispositivos.
O novo padrão alcançará até 95 GHz, ao contrário da 4G, que funciona em frequências de até 2.5 GHz.
A velocidade da conexão 5G permitirá a integração entre diversos computadores em tempo real, sem oscilações, com infraestrutura capaz de lidar com necessidades modernas e um controle maior das operações.
Last Mile
A last mile, ou “última milha” em tradução livre, é a última etapa de compra do cliente, que requer atenção especial para evitar erros e problemas.
Neste ponto a carga já está em algum Centro de Distribuição próximo, sendo o last mile a única operação faltante para que o cliente receba a mercadoria.
Devido ao alto custo dessa última parte da operação, exige-se um planejamento e uso de tecnologias para que a margem de lucro não seja reduzida, evitando prejuízos.
Além da tecnologia, organizar uma rede flexível de motoristas contribui para um melhor gerenciamento dessa etapa.
O setor logístico tem influência direta nos resultados organizacionais, tanto pela possibilidade de redução de custos por processo mais efetivos, quanto pela possibilidade de influenciar na fidelização e aumento de clientes pelo atendimento das expectativas do consumidor em relação aos prazos de entrega e integridade de seus produtos.
Compreender os desafios e conhecer as tendências do setor logístico é fundamental para alinhar o desenvolvimento de estratégias e implementação de melhorias de acordo com tais exigências, permitindo que a logística do negócio possa se tornar uma vantagem competitiva.
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