Inteligência de negócios: descubra os benefícios do BI para transportadoras
Companhias de logística operam com um volume muito alto de dados, o que deixa a medição das métricas complexa e vulnerável a falhas.
Nesse cenário, os gestores têm de vigiar de perto itens como a precificação das viagens, os prazos de entrega e a escolha das melhores rotas para potencializar o tempo, a mão de obra e o combustível.
Além desses dados, é ainda necessário calcular o faturamento por frete, os riscos das cargas — em termos de assaltos, de explosões, de danos à estrutura do veículo etc. —, entre tantos outros índices relevantes.
Contudo, a boa notícia é que se pode tratar todos esses desafios com a Inteligência de Negócios, também conhecida como Business Intelligence.
Sem uma técnica focada no setor e que aproveite a tecnologia, é praticamente impossível evitar inconformidades na apuração dos indicadores nesse segmento. Bom, o resultado os líderes já conhecem: perda de receitas ou de margem!
Afinal, com o descontrole, surgem diversos contratempos: atrasos, perda de clientes e decisões incorretas. Porém, é possível implementar plataformas de Business Intelligence para transportadoras.
Assim, todos esses registros são captados e exibidos em dashboards acessíveis. Mas, afinal de contas, quais são as vantagens do BI?
Ele põe à disposição dos líderes insights para a geração de um faturamento maior, seja por meio de novas entradas, seja pela economia de custos. Quer saber mais detalhes dos benefícios do BI? Então acompanhe este post!
A inteligência de negócios traz respostas rápidas e vantajosas
Um sistema de BI responde em poucos segundos àquelas perguntas cruciais que tiram o sono de empresários, líderes e investidores da logística. Além disso, as dúvidas são resolvidas em tempo real, o que significa um controle de negócio muito abrangente e preciso.
Assim, com apenas alguns cliques, abrem-se na tela métricas essenciais para transportadoras. Confira exemplos:
- Margem bruta operacional;
- Quantidade e média de Conhecimentos de Transporte;
- Ticket médio (frete médio);
- Aproveitamento de carga (peso\cubagem);
- Risco por natureza transportada;
- Pontualidade (agenda com o cliente);
- Perdas (despesas adicionais);
- Inadimplência;
- Turnover – rotatividade de profissionais: impacto na rotina e nas despesas com rescisões e novos treinamentos;
- Liquidez;
- Receitas;
- Notas fiscais emitidas;
- quantidade de CTEs (Conhecimento de Transporte Eletrônico) diárias, o que evita problemas fiscais.
Sistemas de BI distribuem as métricas para todos os setores
Um dos destaques entre os benefícios do Business Intelligence é a centralização de dados.
Apesar de todos os informes ficarem disponíveis em única plataforma, o acesso a eles é universalizado dentro da empresa. Ou seja, todos os departamentos autorizados podem fazer consultas instantâneas.
Além disso, são sistemas com dashboards extremamente velozes e que apresentam a informação por angulações diferenciadas.
Nesse sentido, por exemplo, é possível enxergar rapidamente quando é viável usar um mesmo caminhão para transportar mercadorias de mais de um cliente. Assim, os gestores economizam tempo, diesel, pedágios e remuneração de motoristas e ajudantes.
Plataformas baseadas na técnica mostram oportunidades
Com soluções de tecnologia especializadas na Inteligência de Negócios, enxergar as chances de expansão é mais simples. Assim, o investimento em nichos inexplorados é posto em prática com segurança.
Ou seja, o talento dos administradores de logística pode ser melhor aproveitado, uma vez que a viabilidade das novas ideias será calculada, e não apenas submetida a decisões instintivas.
Por exemplo: se o gestor sabe o lucro por frete, poderá focar seu marketing nos segmentos mais rentáveis. Ao mesmo tempo, se algum ramo em alta ainda não é aproveitado, é possível iniciar a disputa por clientes desse setor imediatamente. Mais uma recompensa: a implementação do sistema não atrapalha a rotina atual.
BI para transportadoras ajuda a reduzir os riscos
A antecipação aos riscos inerentes do setor é uma das vantagens da técnica, ainda mais quando ela é associada a softwares robustos, com grande capacidade para cruzar e armazenar números e fenômenos.
Desse modo, com o Business Intelligence para transportadoras, as falhas são percebidas no momento em que acontecem, o que reflete na eficiência operacional.
Assim, se um caminhão quebrar, o chefe do setor abre o sistema e verifica qual veículo com espaço disponível está mais próximo daquele que teve problemas.
Com essa visão, o problema é resolvido antes de provocar impacto às empresas parceiras.
Ainda que haja algum atraso, a demora será menor do que seria com uma gestão que não adota a inteligência de negócios.
Dashbords mineram profundamente os dados dos clientes
O BI também avalia o perfil dos clientes atendidos, o que fornece à gestão de logística uma visão completa sobre as demandas de cada contrato.
Em outras palavras, é mais fácil planejar a operação de modo a proporcionar um serviço de elevadíssima qualidade, com enorme diferencial competitivo. Por outro lado, a solução é capaz de apontar as parcerias que não são tão vantajosas.
Mas não é só isso: a plataforma de BI revela quais clientes têm mais impacto sobre o fluxo de caixa, quais deles pagam em dia, quais são inadimplentes, entre outros dados essenciais para o sucesso.
BI faz análise completa sobre a performance da equipe
A Inteligência de Negócios produz relatórios sobre o desempenho do time. Desse modo, o sistema mostra o histórico dos fretes por motoristas, com informações como a quantidade de multas recebidas e de atrasos nas entregas.
Tal cálculo pode ser dividido por setor ou por intervalo de tempo. Assim, a diretoria pode investir em requalificação profissional ou programas de bonificação a fim de engajar mais o time. Ou seja, até mesmo a gestão de pessoas é contemplada com o Business Intelligence.
Portanto, a Inteligência de Negócios é fundamental na tomada de decisão de sucesso.
Porém, no setor de logística, ela pode ser ainda mais importante, uma vez que se trata de uma atividade extremamente complexa.
Aqui na RCS, disponibilizamos consultorias especializadas no tema e no setor, com ferramentas com imensa capacidade analítica, dispostas em dashboards fáceis de serem utilizados no dia a dia.
Entre as vantagens do nosso Business Intelligence para transportadoras está a conversão de números e métricas em inspiração para expandir. Não é à toa que alcançamos um índice de 97% de satisfação dos clientes.
Que tal conquistar alto nível de gestão, tanto na parte operacional como de vendas? É muito simples: Entre em contato com um especialista.