O setor industrial é uma das forças econômicas que mais gera dados devido complexidade de sua natureza. Por conta disso não é raro se deparar com processos operacionais problemáticos.
As ferramentas de Business Intelligence tem sido uma alternativa eficiente na reversão deste cenário.
Através do BI, a gestão alcança um patamar diferenciado, com maior preparo para absorver e tratar os indicadores de desempenho que saem do chão da fábrica e de todas as áreas da empresa.
Ao mesmo tempo, esta tecnologia permite o rastreio de informações externas produzidas pela leitura do mercado e a produção de comparativos com a realidade interna. Tal prática permite aos gestores conseguirem perceber novas oportunidades de negócios e prever riscos.
O BI obtém dados em tempo real, a análise e assimilação são praticamente instantâneas. Assim, todos os eventos da operação aparecem em dashboards simples e atualizados.
Como resultado, é viável fazer escolhas mais vantajosas e rápidas!
Quer saber mais? Então leia nosso post e descubra os ganhos do Business Intelligence para a indústria!
O que é o Business Intelligence?
O Business Intelligence é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, baseada na extração e análise de dados. Incorpora-se uma modelagem inteligente aos dados, aderente às regras de negócio da empresa, resultando em visões que permitem diagnósticos precisos, antecipação de problemas e detecção de oportunidades de crescimento.
O que é o Business Intelligence para a indústria?
O Business Intelligence para indústria segue o mesmo conceito, porém, nesse caso, os processos de coleta, armazenamento e interpretação dos registros referem-se ao processo fabril.
Ou seja, esse mecanismo lê os dados da produção e os transforma em insights ricos para potencializar os recursos. Então as atividades industriais passam a estar organizadas e em sintonia com os objetivos.
Quais são as vantagens dessa metodologia de gestão?
Quando a empresa perde o controle ou desconhece a totalidade de sua performance, são comuns prejuízos para o negócio. Por exemplo: atrasos no cumprimento de prazos geram perdas de vendas e de rentabilidade. Nessa circunstância, saber qual é o tamanho dessas perdas será útil para capacitar a correção do processo e evitar repetição dos erros.
Em outras palavras, o Business Intelligence promove transparência, eliminando medições imprecisas e percepções equivocadas sobre a capacidade produtiva.
Quer mais vantagens? Então confira outros benefícios do BI logo a seguir!
Estudo de mercado
Com o BI, não é apenas o conteúdo interno que recebe acompanhamento. É possível incluir um profundo estudo de mercado que interioriza os acontecimentos de fora das fábricas à rotina de gestão de dados. Com isso, os líderes passam a ter uma visibilidade muito mais ampla para a tomada de decisão.
Análise de dados consistente
Outro ganho significativo proporcionado pelo Business Intelligence é um melhor uso dos indicadores de desempenho. Afinal, não é só guardar as informações: trata-se de fazer uso efetivo das mesmas através de uma análise abrangente de dados.
Assim, os números da performance são comparados com outros, como os históricos recentes, a produtividade da concorrência, a capacidade máxima da unidade produtiva etc. Assim, torna-se viável planejar com mais critério, segurança e velocidade. Em outras palavras, é mais controle para o negócio!
Detecção precoce de problemas
O BI mantém uma vigilância constante sobre toda a operação da indústria. Dessa forma, inconformidades e erros são descobertos em tempo real.
Assim, a empresa tem condições de corrigir problemas mais rápido, amenizando ou até neutralizando danos. Além disso, surge a chance de modificar o plano de negócios conforme o rumo dos acontecimentos.
Aumento de receitas
Mais uma vantagem do business intelligence — provavelmente a principal — é o aumento das receitas. Esse mecanismo ajuda:
- aumentar a qualidade e a satisfação dos clientes;
- descobrir novos nichos de atuação;
- impedir a ociosidade das máquinas;
- entre outras ações saudáveis para o fluxo de caixa;
Fidelização de clientes
A fidelização de clientes requer a máxima qualidade, principalmente no B2B, já que todos os negócios estão em busca de resultados.
Para a realidade de uma indústria, não há dúvidas de que o Business Intelligence deixa os processos operacionais mais alinhados. Essa evolução da rotina industrial afeta diretamente a qualidade do produto. Portanto, as novas formas de trabalhar estarão completamente convergidas para a satisfação dos clientes e parceiros. Mas não é só isso: clientes fidelizados são fontes constantes de ganhos.
Por que investir em sistemas de Business Intelligence para a indústria?
Com uma quantidade elevada de máquinas, equipamentos, peças e sensores, a realidade industrial é muito difícil de ser observada em pranchetas e planilhas. Com ou sem BI, qualquer fábrica em funcionamento produz dados todos os dias, o tempo todo.
Assim, a escolha do que fazer com eles é muito crítica. Na prática, implementar essa técnica traz redução de custos e um progresso expressivo para o dia a dia e para as metas de médio e longo prazo.
No entanto, ao optar por um software de BI com o apoio de implementação de uma consultoria especializada, uma organização terá todos esses benefícios de forma potencializada.
São centenas de recursos e funcionalidades para ter novas ideias. Por exemplo: é viável rastrear os responsáveis pelas altas e baixas de uma métrica. Ou seja, o gestor ganha uma visão 360º do negócio. Veja algumas das funcionalidades que essas plataformas exibem:
Dashboard completo e integrado
Com dashboard didático, os dados da indústria se transformam em um verdadeiro cockpit. As escolhas podem acontecer em segundos, e de qualquer lugar.
A ferramenta demonstra fenômenos sensíveis para o sucesso, como a margem de lucro por cliente e por vendedor, entre muitos outros. Tudo sem precisar pedir ajuda nos respectivos departamentos.
Indicadores de desempenho automáticos
O sistema de Business Intelligence extrai as métricas de máquinas e sensores em tempo real. Os resultados desses cálculos são colocados à disposição do gestor para serem consultados por diversos ângulos, pois a plataforma simula cenários e elabora relatórios inteligentes.
Gerenciamento de ambiente
Os melhores fornecedores de softwares de BI oferecem contratos com gerenciamento do ambiente da plataforma. Por isso, a contratante tem ajuda sobre a operação sempre que precisar.
Imagine que seja necessário inserir restrições de acesso à ferramenta para proteger uma informação sigilosa. Nesse caso, se houver dúvidas, basta pedir apoio aos consultores de plantão.
Treinamentos
Ao decidir implementar um software de Business Intelligence, a empresa passa a contar com suporte para a capacitação de seu pessoal sobre o funcionamento da ferramenta. Desse modo, todos os colaboradores conseguem aproveitar as funcionalidades do sistema ao máximo.
Como você já deve ter percebido, o BI apresenta indicadores de desempenho relevantes e faz uma análise de dados de ponta. Com o Business Intelligence para indústria, as companhias percebem seus gargalos, realizam estudo de mercado e redesenham suas operações. E todas essas atividades são feitas em tempo real, por meio de dashboard amigável e intuitivo.