Como implementar o BI na sua indústria

Dificuldades para detectar chances de crescimento, diagnósticos demorados e imprecisos e processos de produção precários. Esses são problemas corriqueiros nas fábricas.

Geralmente, tais gargalos têm um aspecto em comum: a falta de controle das informações! No entanto, quando se faz a implementação do business Intelligence para indústria, cria-se uma estrutura dentro da organização específica para tratar os dados.

Assim, ferramentas de Business Intelligence (BI) de alta performance são instaladas para captar números, erros e oportunidades em tempo real, algo que facilita a tomada de decisão. Porém, a passagem para o novo modelo exige preparo.

Diante disso, uma consultoria de BI pode orientar a empresa para que os desafios sejam superados com maior agilidade.

Quer saber como implementar BI na indústria? Então confira neste artigo!

Qual é a importância do Business Intelligence para a indústria?

O business Intelligence para indústria desenvolve um robusto processo para tratar os dados. Essa estratégia inclui recolher as informações junto aos departamentos, guardar de forma segura e digital todo o conteúdo e cruzar e comparar esses números, acontecimentos, índices etc.

Na prática, grandes volumes de registros dispersos e aparentemente sem sentido são convergidos em análises. Dessa forma, os líderes conquistam mais embasamento para novas ideias e para uma percepção mais aguçada dos problemas. Por essa razão, a metodologia pode influenciar de forma bastante expressiva no desempenho de uma empresa. Veja alguns dos benefícios do BI!

Competitividade

As empresas se mantêm mais fortes na competição com a concorrência. Afinal, são conquistadas melhorias nos processos. Assim, com uma visão mais ampla sobre desperdícios e controle de desempenho dos colaboradores, o posicionamento de mercado tende a melhorar.

Equipes competentes

O BI é uma estratégia de gestão que pesquisa e aponta a origem de acertos e falhas. Por isso, ele é um instrumento para ajudar os líderes a desenvolver seus times. Assim, a empresa consegue ter um controle do negócio mais consistente, uma vez que o fator humano tem um peso enorme na produtividade.

Antecipação de problemas

O Business Intelligence antevê as ameaças internas, como máquinas prestes a quebrar. Ele também monitora as condições externas, com o apontamento de tendências.

Consultoria de BI

Quando uma companhia faz esse investimento, geralmente, escolhe-se uma empresa fornecedora do software que realiza uma profunda consultoria de BI. Dessa forma, a transição para o novo padrão pode ser feita com muita tranquilidade e baixo impacto no dia a dia operacional.

Como implementar ferramentas de BI na sua empresa?

Para implementar o Business Intelligence, algumas condições são indispensáveis, independentemente de setor ou porte. Assim, é importante compreender que as ferramentas de BI não vão funcionar sem um intenso apoio da diretoria.

Ou seja, é necessário um aliado forte, com autonomia para resolver pendências e esclarecer as dúvidas. O processo não é fácil, mas pode ser simplificado. Acompanhe as dicas!

Engajamento dos colaboradores

Deve ser realizada uma campanha para convencer os funcionários sobre a importância da mudança. Assim, evitam-se ruídos e rejeições.

Seleção dos objetivos

A implementação do BI deve estar ajustada aos escopos da organização. Assim, a estratégia pode ser montada de acordo com os interesses. Ou seja, a definição das metas trará respostas para perguntas como: quais dados monitorar? que sistema escolher? quais funcionários terão acesso a ferramenta?

Escolha de fornecedor do sistema de BI

A organização também tem de encontrar bons fornecedores de tecnologia calcada em Business Intelligence. Esse passo é crucial porque essa empresa será a principal parceira durante a transição.

Formação do time de implementação

Outra etapa de extrema relevância é selecionar os integrantes da equipe do projeto. Esse time deve ser coeso, motivado e contar com as competências necessárias em cada estágio. Contudo, o sucesso da mudança depende de uma aceitação e colaboração global.

Mapeamento das fontes de dados

Mais um ciclo indispensável para a implementação do BI na indústria é a escolha dos dados que serão monitorados, bem como a definição e a estruturação dos sistemas, plataformas e pessoas geradoras de informações.

Nesse ciclo, o time deve se certificar da natureza, da periodicidade de atualização, da qualidade atual e da perspectiva de duração da fonte de dados.

Determinação da arquitetura tecnológica

Em seguida, a organização precisa providenciar uma análise cuidadosa da plataforma que habitará o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Nesse caso, ele poderá ser relacional (transforma dados em tabelas) ou dimensional (com fatos, dimensões e métricas).

Além disso, devem ser fixados:

  • sistema operacional básico;
  • capacidade de processamento e de paralelizar;
  • tipos de índices e os sistemas de armazenamento;

Divulgação

Após a disponibilização do BI, deve-se investir na divulgação entre os usuários.  Por exemplo: anúncios na intranet da empresa, e-mails para as equipes comunicando a disponibilidade de informações gerenciais. Também é importante disponibilizar o ponto focal de sua consultoria parceira para resolução de dúvidas e suporte.

Acompanhamento

A contratante e a fornecedora precisam avaliar como está o uso do sistema de BI escolhido. Desse modo, se houver baixa na utilização, esse comportamento é investigado e o problema deve ser corrigido.

Para apurar com realismo o grau de eficiência da ferramenta, a organização deve ouvir os usuários e ficar atenta a possíveis imperfeições. Assim, a busca pela correção vai realmente garantir o aproveitamento pleno de todas as vantagens da ferramenta.

Portanto, com o Business Intelligence para a indústria, é simples converter indicadores aparentemente sem nexo em insights e diferenciais competitivos. Com a ajuda da tecnologia, o processo opera instantaneamente, entregando informações de valor.

Assim, o gestor usa as mais modernas ferramentas de BI para ter uma visão de 360 graus do negócio. Desse modo, em poucos segundos, os líderes identificam os responsáveis por baixas e altas nos índices. Além disso, é possível levantar instantaneamente a margem praticada por produto, por vendedor e por cliente.

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