O uso eficiente de dados mudou a maneira de trabalhar, conferindo mais inteligência aos negócios. Passamos da Era Industrial para a Era da Informação, onde a informação tornou-se o ativo mais importante das organizações e por isso precisa ser usado em toda sua potência.
Redução de custos e de quadro de funcionários, terceirização precisa de serviços e tomada decisões de forma mais rápida e inteligente são alguns dos resultados alcançados com o uso da Ferramenta de BI. Assim é possível se diferenciar mesmo oferecendo produtos e serviços similares aos concorrentes.
Ativos intangíveis garantem os diferenciais
Ativos intangíveis não são facilmente qualificáveis e geram forte impacto qualitativo no resultado da empresa. Ao contrário dos Ativos Tangíveis, originados ou caracterizados como recursos de produção, os Ativos Intangíveis tem relação com a otimização do tempo e com o foco em fazer melhor a entrega da empresa.
Através das ferramentas Inteligência de Negócios é possível potencializar os Ativos Intangíveis e transformar dados em resultados. Capacidade analítica e de aprimoramento de processos, visão estratégica mais precisa, agilidade na gestão e na tomada de decisão e capacidade de mudança com rapidez estão entre os diferenciais alcançados.
Como funciona a ferramenta Business Intelligence
As ferramentas de Business Intelligence trabalham com dados extraídos de todas as bases da empresa, como bancos de dados, planilhas, arquivos de texto e integrações com sistemas, transformando-os em informações relevantes.
Todos os dados relacionados são processadas por uma modelagem inteligente, desenhada a partir das necessidades da empresa. Assim são disponibilizados inúmeros níveis e perspectivas de análise, demonstrando em tempo real a situação total do negócio.
A Inteligência de Negócios possui foco na otimização do tempo para uma tomada de decisão mais assertiva. Aumenta de sobremaneira a produtividade, gerando maior lucratividade ao longo do processo além de mitigar os riscos.
Entre os dados que podem ser organizados podemos usar como exemplo:
- margem de vendas por produto em cada região de atuação do comercial;
- desempenho e rentabilidade geral e por filiais;
- clientes com maiores volumes e frequências de compras;
- clientes sem faturamento nos últimos 90 dias;
- fluxo de caixa com detalhamento de pagamentos e recebíveis;
Quer tomar decisões mais assertivas baseadas em dados?. Fale com um de nossos especialista de Business Intelligence e saiba como!