A forte dependência entre as áreas da empresa, erros nas consolidações de cargas e dificuldades para dimensionar os volumes das mercadorias são problemas comuns na rotina das empresas de logística.
Essas afetam diretamente a saúde financeira e operacional do negócio.
Como consequência, os gestores se deparam com produtividade baixa, perda de contratos, quedas na receita e limitações para superar a concorrência. Quando uma empresa se depara com esses obstáculos, provavelmente a gestão de dados está sendo negligenciada. Aliás, é mais comum do que imaginamos encontrar negócios que não armazenam seus registros com precisão.
Desse modo, eles não tirar o máximo proveito de seus dados.
Métricas e KPIs
A inteligência de negócios veio justamente para reverter essa carência, através do uso de métricas e KPIs (Keys Performance Indicators).
Métricas são números brutos, elementares, como por exemplo: faturamento, quantidade de clientes, quantidade de mercadorias entregues, valor de combustível gasto, etc. Já os KPIs são números mais sofisticados, associados às estratégias do negócio, e que garante que os FCS (Fatores Críticos de Sucesso) de um negócio sejam atingidos: pode ser a taxa de satisfação de cliente, taxa de pontualidade nas entregas, Taxa de Churn de Carteira e de Receita (evasão de clientes).
Assim os KPIs são relevantes pois podem expor a eficiência de ações e a qualidade dos serviços de uma transportadora. Por isso a gestão deve ter foco nos KPIs.
Quer saber mais? Então acompanhe nosso post com 10 métricas e KPI úteis para as empresas de logística!
1. Taxa de risco por natureza transportada
Natureza transportada é o tipo de produto que está sendo deslocado e isso caracteriza se é ou não perigoso seu transporte. Por essa razão, uma das taxas mais importantes para as transportadoras é a Taxa de Risco, controlado pela área de Gerenciamento de Risco (GRIS).
Esse indicador estima as chances de a carga ser roubada e estabelece uma margem para ser acrescida no valor do frete. Por exemplo: cigarros, bebidas e alimentos são muito visados por serem fáceis de revender. No entanto, eletrodomésticos também atraem a ação criminosa pelo alto valor agregado.
Assim, com esse índice disponível, a empresa aplica as táticas em um Business Intelligence para a precificação, levando em conta os riscos conforme o tipo de produto deslocado.
2. Notas fiscais e CT-e emitidos
Manter em ordem e sob controle as notas fiscais e conhecimentos de transportes emitidos é uma obrigação legal do negócio.
Desse modo, monitorar o fluxo completo desses documentos, bem como seus respectivos canhotos, livra a empresa de dores de cabeça, como multas e atrasos em recebimentos de clientes por falta de comprovação das entregas. Além disso, é possível aproveitar esses registros para ter uma visão real do faturamento e da situação financeira completa do negócio.
3. Conversão das propostas para os clientes
A taxa de conversão é perfeita para medir o desempenho do time comercial.
Esse indicador compara o total de vendas fechadas em determinado período versus o volume de abordagens aos clientes. Em outras palavras, sabe-se quantos possíveis clientes em média a equipe precisa abordar até conseguir fechar um novo contrato. Este KPI demonstra o esforço do setor comercial em gerar receita e também a eficiência da estratégia comercial utilizada.
4. Margem Operacional
A margem operacional demonstra a eficiência das operações em produzir receitas.
Na inteligência de negócios, este é um indicador relevante pois demonstra o volume de recursos financeiros que a empresa produz de fato.
A conta é feita com a divisão do lucro operacional pela receita líquida. Quanto maior a margem operacional, maior a capacidade da empresa em apresentar resultados a cada real comercializado.
5. Tempo médio de entrega
O tempo médio de entrega deve ser monitorado para garantir a pontualidade e a satisfação dos clientes. Quando a transportadora calcula do jeito certo com exatidão e seriedade, ela raramente terá problemas com atrasos.
Não raramente e dependendo da natureza transportada, a rapidez da chegada ao destino faz toda a diferença. Afinal, a logística eficiente determina diferenciais competitivos indispensáveis aos clientes da transportadora, como disponibilidade dos produtos na prateleira do cliente. Por essa razão, uma transportadora pontual mantém sua carteira de clientes satisfeita e fidelizada.
6. Custo de manutenção dos veículos
O custo de manutenção dos veículos traz a soma dos valores de manutenção e reparos.
Este dado pode ser analisado por veículo, por grupo de frota de maneira total, e impacta diretamente a rentabilidade financeira dos serviços prestados pela transportadora.
Dessa forma, a empresa tem uma visibilidade clara de quais ativos apresentam custo mais alto ou mais recorrente. Com isso consegue avaliar economicamente o uso correto de cada veículo e também momento certo de desmobilizar cada um deles.
Ter clareza sobre os dados de manutenção ajuda a manter os custos dentro da margem correta de contribuição e a resguardar a rentabilidade do negócio.
7. Ticket Médio ou CT-e Médio
Com esse KPI, a transportadora descobre o valor médio gasto por cliente em cada serviço. Ele é calculado dividindo-se o valor total faturado pela quantidade de conhecimentos emitidos, resultando em valor médio global por faturamento.
É um indicador importantíssimo, pois se bem analisado e trabalhado, ajuda no aumento da lucratividade do negócio, pois detecta quais clientes trazem maior retorno em detrimento do menor esforço operacional. Além disso, permite avaliar o perfil e preferências de cada cliente.
Essa métrica é de fundamental importância para munir as estratégias comerciais, garantindo que cada cliente tenha o máximo de serviços interiorizados na transportadora.
Se o ticket médio for baixo, existe como elevá-lo melhorando o valor agregado do transporte, procurando clientes maiores e com demanda superior, ou cliente com maior margem.
8. Fator de cubagem
A cubagem é fundamental para identificar qual a capacidade de carga disponível de um veículo, considerando limitações de peso e volume do mesmo.
Consequentemente, a taxa de aproveitamento ou fator de cubagem revela o peso ideal da carga para cada metro cúbico do veículo.
Assim, para o modal rodoviário, a cubagem indicada é de 300 quilos. Esse KPI afeta diretamente o valor do frete.
Por exemplo: um caminhão tem capacidade para 7.200 quilos, mas está completamente carregado com produtos leves, como colchões. Nesse cenário, mesmo com carga de apenas 1.500 quilos, o valor do frete deve ser calculado sobre o volume mais alto.
Em outras palavras, o controle operacional deve apurar e controlar se as cargas estão partindo com o máximo de aproveitamento do veículo, o que refletirá numa operação produtiva e rentável.
9. Taxa de Turnover
A taxa de turnover é outro KPI que merece muita atenção. Quando a rotatividade de colaboradores é muito alta, as lideranças correm mais riscos de perder o controle do negócio.
Desse modo, a qualidade do serviço final fica comprometida por causa do despreparo do time, que está sempre recebendo novos integrantes. Além disso, a taxa de turnover elevada traz mais despesas: rescisões contratuais, treinamentos, seleção etc.
10. Taxa de liquidez
A taxa de liquidez exibe o volume de recursos financeiros que a empresa é capaz de obter em curto prazo.
Com esse indicador, pode-se conquistar mais credibilidade junto a bancos e a investidores. Ou seja, tal taxa demonstra as condições da empresa em cumprir com seus compromissos.
Portanto, a inteligência de negócios é muito importante para a saúde financeira e operacional de uma transportadora. O Business Intelligence pode proporcionar uma visão corporativa de 360º, direcionando ações rápidas de correção.
Aliás, essa tecnologia pode e deve ser aplicada em todos os modais de transportes(aéreo, terrestre, marítimo, ferroviário, etc) e também a verticais de transporte diferenciadas (alimentos, remédios, eletroeletrônicos, etc). Como resultado, poderemos alcançar avanços significativos em toda a cadeia logística brasileira.
Qualquer empreendimento precisa controlar e interpretar seus dados com muita maestria para ter sucesso. Neste sentido, o business intelligence oferece insights relevantes para a tomada de decisão assertiva e com antecipação de riscos.
Quer saber mais? Então inscreva-se no nosso blog!