Você está realmente no controle de seu negócio?

Na hora de aprovar um investimento, você sente que faltam detalhes para a tomada a decisão? Percebe pontos cegos nas etapas do fluxo de trabalho? Quando tenta acessar os dados de seu interesse, acha que eles demoram muito tempo a chegar?

Por causa das diferentes fontes de informações que podem estar desatualizadas, muitas vezes os gestores se veem em verdadeiros impasses. Desse modo, eles simplesmente não conseguem enxergar os cenários e contextos com a devida nitidez e assertividade.

Assim, diretores e executivos acabam engessados à espera de relatórios de outros colaboradores. Esse delay obstrui a visibilidade dos acontecimentos e ações no tempo correto podem fazer a diferença.

Porém, se você se identifica com essas barreiras, saiba que não está sozinho. Boa parte das lideranças também precisa superar tais obstáculos.

Quer saber mais? Então veja neste post algumas reflexões a respeito da falta de controle na gestão e como a inteligência de negócios pode ajudar. Confira!

Convergência de dados em chances de negócios

De acordo com a Gartner, renomada empresa de consultoria, apenas 1 em cada 5 insights de análise de dados resulta em vantagens. Mesmo as empresas que são referência no aproveitamento de dados passam por muitos desafios para transformar conteúdo estatístico em oportunidades.

Existem diversas razões pelas quais as empresas não conseguem obter insights bons para produzir resultados desejados:

  • Uso de plataformas não especializadas para a função;
  • Processo de coleta moroso e obsoletos;
  • Carência de análise e apresentação limitada das informações;
  • Problemas de comunicação entre departamento;

Cada empresa precisa reconhecer o que está errado, criar um plano de ação para a resolução destes problemas e posteriormente priorizar estratégias de BI.

Visão precisa do negócio

Uma visão imprecisa ou distorcida dos dados acarreta muitos problemas. Sem ter uma noção exata de cada operação, as despesas crescem, a força de trabalho vai perdendo a produtividade e os erros se multiplicam.

Além disso, existe o desgaste nas relações. As equipes não conseguem se comunicar como deveriam. E o que é pior: o erro de um departamento impacta em outros setores, e surge um efeito cascata tóxico.

Nessas circunstâncias, a empresa também amarga prejuízos financeiros e alguns considerados intangíveis: queda na satisfação dos clientes, perda de qualidade e abalos na reputação da marca.

Mas como reverter esse quadro? Com uma plataforma de Business Intelligence, o gestor controla a operação da empresa real time por meio de dashboards customizados de acordo com sua necessidade.

Ampliação da visibilidade dos indicadores

As ferramentas de BI são como uma lupa na performance, já que ampliam a visibilidade de diversos indicadores de desempenho. Desse modo, o controle fica mais claro, algo que reduz até a influência de uma limitação profissional.

É prioritário que os líderes gerenciem baseados em dados, pois uma única informação pode influenciar vários setores: compra de estoque, distribuição, formação de preços, ações de marketing, etc. Dessa forma, qualquer deliberação será feita com respaldo de dados concretos e atuais.

Agilidade na obtenção de dados

Com a plataformas correta, é possível consolidar e automatizar resultados extremamente complexos e numerosos. Com esse tipo de inteligência, o líder consegue executar verdadeiras auditorias abrangentes em tempo real.

Desse modo, os tomadores de decisões têm a opção de adotar diversos ângulos em poucos segundos: detalhados ou macros. Além disso, os registros táticos e operacionais podem ser comparados a fim de mensurar a conquista de metas.

Por tudo isso, acompanhar as inovações em inteligência de dados é fundamental para qualquer diretoria, independentemente do ramo, pois elas influenciam na produtividade, na gestão de custos e na capacidade competitiva.

Aumento rápido das ferramentas de controle

Não dá mais para ocupar uma posição de controller ou gestor usando apenas a intuição ou a experiência, por mais talentoso e gabaritado que o seja.

Os gestores precisam ter em sua área o apoio de ferramentas de controle que gerem resultados claros e precisos. Mas eles também têm que ter claro que precisam trabalhar os três pilares que aceleram os resultados da análise: dados, processos e pessoas.

Afinal, os controles fáceis de utilizar e com visualizações que gerem tomada de decisões assertivas fazem a diferença na gestão dos negócios.

Um bom consultor de inteligência de dados pode auxiliar entregando visibilidade, e com insights valiosos a empresa ganhará agilidade para trabalhar os processos e pessoas.

Quer saber mais sobre como o BI pode te ajudar com o controle dos negócios? Fale com um de nossos especialistas.

Compartilhe

Curioso para saber como a RCS funcionaria para você?

Receba uma demonstração personalizada.

Receba nossos conteúdos atualizados!